quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Tias, tios e afins...

Tia... Não o sou e acho que nunca vou ser. Do meu lado é impossível, do outro lado não prevejo...
Mas sou tia... sou tia dos filhos dos meus amigos e gosto tanto! Tenho tantos sobrinhos!!!
Mas o outro tipo de tia eu não sou!!!
É só mesmo a minha voz ao telefone... fica alterada... entoo demasiado as vogais, faço de cada palavra uma festa, falo rápido muito rápido... E por isso colocam-me essa etiqueta... Tia!
Ainda hoje, no trabalho, ligou um cliente ao qual dei as minhas palavras acolhedoras de boas-vindas... Ao que ele me diz – Sabe como é que eu sei que é você que atende o telefone? Pelo seu “Oláááá!!!! Tudo Beeeeemmmmmm?” -. Tive um ataque de riso, é certo... mas ao mesmo tempo só me apetecia fazer “Argh!!!”.
Também uma colega minha, na altura em que estávamos em processo de selecção e lhe liguei para uma entrevista, pensou que ía encontrar uma loiraça toda emproada... Mais um “Argh!!!”.... Quando me viu e ouviu não queria acreditar que era a mesma pessoa... Já para não falar das imitações brilhantes que alguns colegas fazem... É óbvio que o “Oláááá!!!! Tudo Beeeeemmmmmm?” e o “Novidadesss?” fazem parte do alinhamento de frases a imitar...

Pois então vou-vos dar uma novidade! (mais uma...)
Todos nós temos um pouco de tia ou tio dentro de nós... a diferença é que nuns sobressai mais que noutros! Quantos “não tios” já vi eu que ao ligarem para bancos, finanças e operadoras telefónicas... começam a entoar e a prolongar as vogais?
Ser tio ou tia a falar, e não levando o caso ao exagero, é simpatia, cordialidade e extroversão... é uma capa, uma máscara profissional... se quiserem até podem chamar de defesa... Mas sabem quando é que isso acontece? Quando o telefone toca e vocês antes de o atenderem, sorriem...
Por isso, sejam tios e sorriam... do outro lado dificilmente virá um copo de água fria...

Sem comentários:

Enviar um comentário