domingo, 8 de abril de 2007

Conversas dominicanas entre pai e filha

- Sabes hoje já dei por mim a pensar várias vezes sobre onde estou... Estou baralhado... Onde estamos?
- Em casa...
- Na caparica?
- Achas? Pensa bem... na caparica não tinhas um mapple tão confortável e... já vendemos a casa... lembras-te?
- Ah pois é...
- E ainda bem que a vendemos a tempo... já viste como aquilo está? É menos um problema...
- Pois é... Sabes? O que está a acontecer já eu previa há muito tempo... é uma tristeza... a caparica dos meus vinte anos era tão diferente... A tua filha, onde está?
- Está lá dentro na sala a ver o Noddy...
- Ela costuma ficar bem sozinha assim tanto tempo?
- Deixa-a lá estar... lá dentro tem brinquedos e aqui no quarto não tem com que brincar... assim que tiver saudades aparece... Mas vou lá vê-la... Já venho...
...

- Está bem. Está a brincar...
- Sabes, não percebo a urgência da tua mãe em ir à missa... Acima de tudo está a família...
- É Domingo de Páscoa e sabes que a missa para a mãe é um conforto, um momento dela... e acima da família está ela, porque se ela não estiver bem, não se pode dedicar à família como tão bem o faz...
- Dizes bem... ela precisa...
Entretanto a pequenina chega e senta-se ao meu colo, sem sapatos e a abanar as pernas...
- Tá milhori avô?
O meu pai sorri... No meio do balanço das suas perninhas manda um pontapé na canela do avô... faz-lhe uma festa na perna...
- Xacupa avô...
Chega a avó, chegam os tios e o balanço das pequenas pernas continua... O pai chega e os olhos arregalam-se num enorme sorriso...
Prepara-se o almoço e começo a ajudar o meu pai a comer.
- Onde estou?
- Não estás na caparica...
- Não?
- Não... não ouves os passarinhos? Estás em Lisboa, na tua casa em Lisboa...
Sorriu... Não com um sorriso de felicidade, mas com um sorriso trocista... "Estás a brincar comigo..." pensei eu.
- Para onde vou?
- Vais para a cozinha fazer o almoço!
Sorriu de gozo...
Entretanto o tio sentou-se ao nosso lado a bebericar um Gin Tónico. O meu pai olhou para ele com um ar deliciado e disse:
- Sabes? A minha vida acabou quando deixei de beber gin...

Sem comentários:

Enviar um comentário