domingo, 25 de março de 2007

Pairar...

E quando páro?
Quando não tenho nada para fazer
Quando não tenho vontade de fazer nada?
Penso...
Observo...
Oiço...
Fico ausente...
Numas vezes sinto-me triste...
Noutras vezes sinto-me em paz...
Ontem e hoje tenho-me sentido assim...
Ausente...
Olho para mim de fora...
e com o que vejo
não fico triste nem contente...
Estou a pairar...
Estou a flutuar no nada...

Acordei mal disposta...
Bebi um batido de banana
e num rasgo de amor próprio
tomei as minhas vitaminas...

Cheia de sono...
Dei o almoço ao meu pai...
E colher atrás de colher pensava...
Nuns minutos dedicava-me
pacientemente ao meu pai...
Noutros observava-o com admiração...
Noutros apagava...
Já lá não estava...
Chamava-me à atenção um melro...
O palácio em obras...
Um avião que passava...
Ou uma lua pequenina que ao longe
na cozinha chorava por não querer comer...

Dúvidas existênciais da minha querida mãe
afastavam-me...
Dei por mim pela primeira vez
a não lhe dizer o que pensava...
Sabia que mesmo com cuidadas palavras
a opinião que ela queria ouvir a iria magoar
ou então deixá-la preocupada...
Malditas palavras...
Calei-me...
Divaguei...

Passámos por uma loja de animais...
Vimos uma mãe coelha e seus seis filhos
tão pequeninos...
dois deles cabiam na minha mão...
Vimos tartarugas e peixinhos...
Perguntei à pequena lua...
- Gostas mais dos peixinhinhos ou da tartaruga?
- Tatauga!
Olhei para o preço... 12 euros...
12 euros... 12 euros...
Um lado meu dizia-me que aquele
era o presente ideal para o dia da criança
ainda por cima barato...
Outro lado... repicava... 12 euros... 12 euros...
12 euros por um ser...

Voltámos para casa a pé e quase caladas...
- Gostaste dos coelhinhos?
- Sim...
- Mãeiii... colo... tem shono...
Agarrei na minha lua pequenina e andei...
andei abraçada a ela...
a sentir o cheiro do seu cabelo...
a dar-lhe beijinhos na testa...

Agora dorme ali na cama
enquanto aqui escrevo...

Ei...
O sol acabou de inundar esta sala...
Vou curti-lo para o sofá...

Sem comentários:

Enviar um comentário