segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Quero aprender tudo contigo

Como a mente corre...
Já tinha dado por finalizado o dia, para ali deitada no sofá embrulhada num cobertor e a curtir a minha aconchegante sala. Já nem me lembro da última vez que estive tanto tempo a olhar para a televisão... O que me prendeu? Prós e Contras sobre o referendo do aborto. Mas não quero falar sobre isso... quero falar sobre o intervalo publicitário e como a minha mente percorreu com um anúncio... o anúncio do creme Vasenol. O anúncio está de facto brilhantemente conseguido, conjugação de corpos a simular a pele, mas o que me prendeu mesmo? O fim... a informação onde colocar a embalagem depois de utilizada, no contentor Amarelo. Nem sei porque vagueei, mas dei por mim a pensar em como, hoje em dia, os filhos educam os pais, em como os filhos ensinam os pais. São os filhos que ensinam os pais a separar o lixo, são eles que têm mais preocupações ambientais, são eles que mostram querer ter um mundo melhor e que nos ensinam todos os dias a perservá-lo.

De facto algo está a mudar, o meu anjinho azul tem razão...

Não acredito que o meu pai tenha ensinado algo aos meus avós...

Já a minha mãe, pertencente a uma geração posterior à do meu pai, acredito que tenha ensinado juntamente com os seus irmãos, a tornar os meus avós mais receptivos a situações impensáveis aquando da juventude deles. Mas sobre os meus avós maternos, e visto que era ainda miúda quando eles faleceram, não tenho certezas... baseio-me nas estórias que oiço...

Eu? Estou sempre a aprender com os meus pais, aliás sinto-me uma extensão deles, mas sinto e sei que todos os dias lhes ensino algo. Ensino mais a minha mãe que o meu pai. O meu pai, muito embora velhinho, consegue ser tão actual... Não sabe de computadores, fascina-o o facto de eu ter um blog, mesmo não sabendo o que é isso... mas em ponderação, em consideração, em atenção, em diplomacia, em decisão, em cuidado e preocupação pelo próximo bate aos pontos muitos da minha geração. A minha mãe, a minha formiguinha trabalhadora, a doçura em pessoa, o amor puro e em bruto? A minha mãe começou agora a separar o lixo! Já lhe ensinei uma coisa boa!

A minha filha? Tão pequenina e já me ensina tanto... Hoje ao deitar falei-lhe do valor de um sorriso. Perguntei-lhe se sabia quem gostava dela. O pai, a mãe, os avós, a tia, os tios emprestados, as educadoras... depois de os mencionar fiquei em silêncio... voltei a falar:
"Sabes filha, todos aqueles para quem sorris gostam de ti, porque quando sorris fazes sorrir e quando fazes sorrir dás felicidade aqueles para quem sorris, e quando vês que fizeste sorrir alguém, também tu ficas feliz".
Sorriu-me com os olhos muito abertos, imediatamente e por impulso sorri para ela, beijei-a e disse-lhe que a adorava muito. Ela ficou tão feliz...
O que é que a minha filha me ensina?
Ensina-me a brincar, ensina-me que todos os dias me posso superar. Mas acima de tudo?
Relembra-me a alegria de um sorriso em todos os minutos de cada dia.

Minha pequena lua, quero aprender tudo contigo, quero ter um deslumbre das coisas bonitas que vês, do que te deslumbra e do que te encanta... sabes porquê? Porque quero dar-te todos os dias e com a mesma intensidade o sorriso, o brilho e a magia que tu me dás.

Sem comentários:

Enviar um comentário