sábado, 19 de julho de 2008

Doce amarelo que aquece

A criatividade ultimamente não abunda pelo menos para estes lados do blog. Defini um objectivo a concretizar no máximo dos máximos até ao Natal de 2008 e tenho-me embrenhado de corpo e alma. O objectivo? Fazer um livro fotográfico e documentado em homenagem ao meu pai para oferecer à minha mami. O titulo já está escolhido "Doce amarelo que aquece" e já vai com doze páginas, as quais não paro de olhar contente com o meu ainda muito inacabado trabalho.

O trabalho que envolve tem os entraves de todas as vidas grandes e preenchidas, o recolher de informação cronológica, complicada de reunir por quase toda a gente desses periodos já ter falecido.
Reduzo-me a factos e pouquissimas fotografias da sua infância, a excertos do livro de memórias de um dos seus irmãos. Pessoas que me contem histórias dessa altura? Nenhumas... infelizmente, e faço um esforço enorme para me tentar relembrar de uma ou outra história que me tenha contado e para a qual tenha a certeza de todos os seus detalhes.
Para os anos vividos em Moçambique safo-me muito bem com um brutal número de fotos e slides, onde reconheço algumas caras mas outras colocam-me inúmeros pontos de interrogação. Aqui não tive dúvidas... escrevi para uma, senão a sua melhor amiga, a pedir ajuda, para me contar uma ou outra história engraçada e pedindo-lhe para escrever umas palavras sobre ele. Mais composto (em termos de ideia de projecto) mas ainda com tanto por fazer.
Para os anos já em Portugal, o meu menor problema tanto em termos de dados, fotos e histórias para contar. Vivi-os com ele. E nestes anos todos aprendi com ele todas as suas vivências e todo o seu bom senso. Mesmo assim, e para não ser imparcial, e porque a vida dele sempre foi bem rodeada de amigos e familiares, faz todo o sentido chamá-los para o livro para dizerem umas palavras.

E é isso que quero tentar e conseguir transmitir. A aprendizagem de vida que ele nos deu. A forma de estar na vida como ele sempre viveu. A grandiosidade dos sorrisos, bom astral, serenidade e conhecimento. A elegância e bem estar na vida contra todas as condições. A doçura, o carinho, o amor, a dedicação e a força de vontade sempre presentes. O conselho sempre útil no momento certo. A capacidade de comunicar em silêncio. O bom vivã, o bom e ético profissional, o bom filho, o querido irmão distante, o maior dos amigos, o bom e cumplice marido e o pai mais fabuloso do mundo.

Uma vida cheia de aprendizagems a imortilizar e cheia de Amor...

Sem comentários:

Enviar um comentário