quarta-feira, 31 de março de 2010

Às vezes pode ser tarde demais...

Estou em guerra com as palavras que saiem da minha boca...

Mostro diariamente à minha filha que nunca é tarde para nada, que tarde ou cedo tudo acontece, que quando existe amor o amor acontece, as pazes fazem-se, aqueles que nos marcam se reunem... Ainda no outro dia dei-lhe o maior e melhor exemplo quando falávamos sobre as suas suaves brigas com os seus amiguinhos. Contei-lhe que um grande amigo de infância de quem nada sabia desde os nossos 11 anos de idade, que me encontrou no facebook, me tinha escrito um email a pedir-me desculpa, passados vinte e quatro anos, de todas as maldades que me havia feito. Expliquei à minha princesa que fiquei surpreendida com o email, porque... as pequenas maldades que ele havia feito eram minimas comparando com a amizade e cumplicidade que sempre tiveramos e que ele nunca me tinha marcado negativamente, muito pelo contrário. Mas que ele necessitara de me escrever porque não se sentia totalmente limpo. Um pedido de desculpas que para mim era desnecessário, mas que, para ele, pelos vistos era tão importante. Aceitei-o, mas disse-lhe exactamente isso, que ele para mim era uma das minhas melhores recordações de infância e que o seu email me dáva a justificação para este sentimento, porque as suas palavras confirmavam a beleza que sempre havia visto nele, mesmo quando ele fazia das suas. Amizade é isto. Não importa o tempo... Importa sim a pureza de sentimentos. A capacidade de ver o melhor do outro quando ele não se encontra nos seus melhores dias, a capacidade de pedir desculpa, mesmo que com um hiato de tempo gigante, a capacidade de mesmo que não se saiba o que perdoar, de aceitar, para que o outro possa descansar...
E com isto digo que nunca é tarde demais...

Mas ontem, da minha boca proferi a frase "Sabes que às vezes pode ser tarde demais..."

E hoje relembrando-me, fiquei baralhada...


[recordei os meus ensinamentos para a minha mais que tudo e refiz-me das dúvidas que me inundavam]

Mas tarde demais para?
Amar? Nunca....

Se Amar for puro e não persistente, nunca é tarde... nunca...
Quem amarmos no futuro responderá com um hiato de horas, dias, meses, anos:

"Não é tarde... Vê..., só agora amanhecemos... temos o resto do NOSSO TEMPO pela frente"

A resposta está lá, sempre...:
"Mostro diariamente à minha filha que nunca é tarde para nada, que tarde ou cedo tudo acontece, que quando existe amor o amor acontece (...)"

1 comentário:

  1. Minha querida, calma, e sábia amiga.
    é muito bom poder ler suas palavras. é de uma doçura imensa a convivência que compartilha com sua filha. da experiência desse encontro de almas, você nos repassa um cadinho cheio de sentimentos. isso fortalece a quem lê e deixa pleno quem escreve.
    que bom que você e seu anjo existem!!!

    ResponderEliminar