quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

BALANÇO 2009

E termina mais um ano...

Em Outubro, ao aproximar-se o dia do meu aniversário, cheguei à conclusão que para mim não existem decisões de ano novo, segundo o calendário gregoriano, mas sim segundo a data do meu nascimento. Após uma auto-análise dolorosa tomei as minhas decisões e avancei com elas. Mas o tempo e as já famosas coincidências levam a que de facto o resultado das minhas decisões comece a ter sinais visíveis apenas no inicio do ano de 2010.

Balanço…

Ano difícil…

Ano de aprendizagem, ano duro, mais duro que 2008.
Pensei eu, que ano mais difícil que a partida do meu pai, seria quase impossível… Pois é, surpresa… Foi mais duro. Para o meu pai tive meses, anos de preparação, ao ponto de, pela sua debilidade, desejar a sua partida. A sua partida foi um momento de paz. E esse ano foi de aprendizagem de um mundo sem a sua presença física, mas com a sensação constante de nunca estar sozinha. Sensações doces, ternas, aconchegantes, novas…

Este ano de 2009, foi o duro, o ano de pegar naquilo que por auto-preservação durante estes últimos anos, deixei esquecido, para resolver num amanhã, ou quem sabe, se poderia resolver-se sozinho. Não se resolveu sozinho e o amanhã é hoje.


Ontem estava eu no carro e tive a ideia de arranjar dois moleskines:

Um moleskine fino para guardar, transcrever todos os meus feitos, todas as coisas boas que acontecem, as palavras de pessoas que me querem bem, para nele poder agarrar sempre que começar a perder um pouco da minha força, para me recordar das coisas boas, de que a minha existência é importante, para alguém.

Um moleskine grosso para guardar, transcrever todos os momentos difíceis, todos os meus defeitos, erros, caminhadas tortuosas.

Mas existiria uma importante regra:
Na capa do moleskine fino teria de existir a mensagem de que o peso material é relativo, que cada entrada nesse livro corresponde ao peso de um moleskine grosso.

Na capa do moleskine grosso a mensagem de que cada entrada tem de conter uma aprendizagem, com menção ao positivo do momento, do erro que não foi erro, ao defeito que afinal é uma qualidade. Só por esse motivo deveria ser grosso.

Resumindo, o grosso são as portas abertas e fechadas durante todo o caminho, durante toda a aprendizagem, e o fino são as portas que por onde passei deixei escancaradas.

De certa forma, já faço um pouco disto, com este blogue e com os emails que coloco com estrela no Gmail. E se for bem a ver, os posts que neste blogue escrevi já são muitos e os emails com estrela não chegam a dez. Pelo menos mantenho-me coerente…

Mas enfim…
Digo tanto e não digo nada…
Mas mantenho-me objectiva e cheia de vontade, mesmo que por vezes, especialmente à noite me assolem os receios… Tudo passa, tudo se resolve, nada morre, tudo se transforma.

Por isso, deixai-me não falar hoje mais de mim, amanhã terá mais graça :)

Desejo aos poucos que aqui me acompanham, mesmo com a mudança secreta do blogue e nickname, um ano de 2010 cheio de paz, preenchido com concretizações pessoais, repleto de sorrisos e inundado de amor. Afinal de contas, uma vida sem decisões, sem procura e entrega de e por amor, é boring.

Não estamos cá para estar sentados no sofá, não é?
Temos tanto para dar ao mundo, tanto para o Admirar.
That’s Life!

Feliz 2010 para todos e para a Azul, Inez, Arvi, Nogs, Maria, Tete, Cristo, Dom Noronha, Voyeur e Egas, que me acompanham há já vários anos por aqui, um OBRIGADA por estarem Sempre.

2 comentários: