domingo, 24 de junho de 2007

Passados Misteriosos

(se a minha mãe souber que escrevo isto aqui... MATA-ME)

Conto então a história abreviada da coisa tirando, com muita pena minha e por consideração à privacidade dos intervenientes, alguns detalhes hilariantes:

Local: Velório da mãe de uma grande amiga de família
Intervenientes: Minha mãe, uma das filhas da falecida e respectivo marido.

A filha para o marido a apresentar a minha mãe - Olha... Esta é a "Maria", mulher do "Augusto". Lembras-te dele? Foi casado com a "Tátá"...

A minha mãe? Branca, amarela, azul de todas as cores... Só conhecia uma ex-mulher do meu pai e aquele diminutivo não encaixava nada no nome real da senhora....

A minha mãe - "Tátá"? Quem a "Maria Luisa"? Era assim que se chamava a ex-mulher do meu marido...

A filha - Arg... uh.... pois... se calhar não eram casados... mas viveram juntos....

O assunto ficou por aqui e a minha mãe, assim que chegou a casa, decidiu perguntar ao meu pai sobre quem era a "Tátá"... Sem nenhuma expressão que o denunciasse disse que foi uma namorada dele. Ao que a minha mãe perguntou se era aquela com quem ele tinha vivido na "casa amarela". Não! Essa era outra... [risos e cara matreira]

Segunda abordagem... desta vez eu:
Eu - Então pai... Conta lá... quem é a "Tátá"?
Pai - Não me lembro bem....
Eu - Então... era mais nova que tu?
Pai - Sim, era...
Eu - Uhm... Muito mais nova? Assim como a mãe?
Pai - Não... isso não... apenas um pouco mais nova...
Eu (na tentativa de juntar caras vistas em fotos) - Era loira?
Pai - Não... era morena...
Eu - E mais coisas?
[Silêncio inquietante]
Pai [muito triste] - Que chatice... Não me consigo lembrar de mais nada...

O assunto que para mim estava a ser divertido morreu ali na hora.

Será que existirá um dia em que não me vou lembrar das pessoas que me tocaram o coração?
Pouco ou muito, não interessa... Mas fazem parte de todo o meu caminho...
Deve doer... repararmos que nos esquecemos das pessoas que um dia achámos serem as mais importantes da nossa vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário